Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Cancelamento de cartão de crédito sem prévia notificação gera dano moral

Consumidor tem direito de ser previamente notificado acerca de restrições em relação às transações bancárias que utiliza de forma corriqueira e ajustada

Publicado por Andre Antunes
há 6 anos

4ª Vara Cível da comarca de Ribeirão Preto-SP condenou o Banco do Brasil a indenizar um cliente que teve cancelado seu cartão de crédito sem ter sido previamente notificado. Assim entendeu a MM. Juíza que julgou o processo:

"Pois bem, trata-se de ação compensatória por danos morais cumulada com antecipação de tutela com pedido de liminar em caráter urgente, em que o autor alega que quitou todas suas dívidas perante o requerido, mas mesmo assim teve seu cartão de crédito cancelado sem ao menos ter sido notificado. Narra o autor, ainda, que no mesmo em dia que pagou suas obrigações foi impedido de realizar uma transação pelo cancelamento citado. Argumenta que sofreu inúmeros dissabores uma vez que foi impossibilitado de realizar uma compra de um relógio. Conclui que o requerido deve ser condenado à indenizá-lo moralmente. (...)

Entretanto, o cliente deve ser previamente notificado acerca de restrições em relação às transações bancárias que utiliza de forma corriqueira e ajustada. No caso em apreço, desse modo, cabia ao requerido a prova da efetiva notificação prévia do autor/cliente acerca do cancelamento do seu cartão de crédito, ônus do qual, todavia, não se desincumbiu a parte.

Anote-se, por oportuno, que as telas sistêmicas juntadas pelo réu não são capazes de elidir a comprovação da notificação. Assim sendo, patente a ocorrência do dano moral ante a falha inescusável na prestação de serviços por parte do requerido".

Fonte: Esaj-TJSP

Processo https://goo.gl/zzbdAH



  • Publicações130
  • Seguidores53
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações529
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cancelamento-de-cartao-de-credito-sem-previa-notificacao-gera-dano-moral/516836540

Informações relacionadas

Giselle Molon, Advogado
Notíciashá 3 anos

Oi pagará R$ 15 mil após negativar consumidor por dívida de R$ 140

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-15.2016.8.19.0213

Darlene Brito, Advogado
Artigoshá 6 meses

Cancelamento de cartão de crédito sem aviso prévio

Petição Inicial - TJRJ - Ação Indenizatória por Cancelamento de Cartão de Crédito sem Notificação c/c Obrigação de Fazer - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Banco do Brasil

Daiana Carbonera, Advogado
Notíciasano passado

Empresa deve ressarcir consumidor cobrado indevidamente por 10 anos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)